terça-feira, 26 de junho de 2012

69 - Mega Drive

301 69 by 301 musicas

Parece aquelas musicas de final de fase no video game. 

Estou num período intenso de produção musical para este projeto.
Entre ontem e hoje gravei mais 4 músicas, falta ainda fazer alguns arranjos e mixar.
-----------------------
Vou falar um pouco sobre a produção das músicas, comentando detalhes técnicos de gravação e edição que a galera tem me perguntado bastante.

NA Mega Drive fui atrás de uma linha com bastante riff de guitarra, seguindo a bateria, que foi montada utilizando o plugin EZdrummer.

Em resumo gravei um monte de partes desconectadas, depois durante a edição fui juntando as coisas que eu achava bacanas e limando as porcarias.
O solo foi no improviso total. Tem dias que parece que a mão toca sozinha.

Os timbres de guitarra também são virtuais do pacote GTR Solo Tool Rack. A guitarra é a mina  Fender Strato sunburst.

Agora o baixo, esse sim é uma safadeza tremenda. Como eu esqueci de trazer o baixo aqui pra casa, onde estava finalizando esta musica, decidi dar uma apelada.
1. Peguei a linha de guitarra
2. Tirei os plugins de guitarra
3. Usei um pitch shifter como octaver (para descer uma oitava)
4. Inseri o plugin de baixo Studio Devil
5. Gravei tudo em um canal de áudio (pois os plugins estavam pesando muito no processamento)
6. Acrescentei primeiro um compressor, atack em 7ms Ratio 4:1, threshold -27
7. Usei um plugin API 550-A para equalizar.

E fácil assim, risos, arrumei uma linha de baixo.

Sobre as guitarras sem segredo, aliás, o único segredo para ter esse som com massa e bem aberto é a famosa dobra. Grava um track, depois o mais próximo que o músico consegue executar grava outro track. Abre um PAN para a esquerda e outro PAN para a direita, e tchananam. OK?!
Podemos chamar este fenomeno de dobras do Nerval. Se já tem algum outro nome, sinto muito, para mim chamara-se-á Dobra do Nerval e ponto.

Té;



Um comentário:

  1. :D

    Eu não inventei nada! Só mostrei como se faz... agora, irado é o que eu vi aqui no estúdio: 4 canais por take de guitarra. 2 dinâmicos, um condenser e um de fita no ampli, mais linha num direct box valvulado. E o cara ainda dobra isso trocentas vezes. São 25 canais de guitarra, base! Treme o chão quando essa porra toca... :)

    E seu som ficou legal! :)

    ResponderExcluir