sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

300 - Música é Tesão

O questionamento inicial deste projeto: "Como surgem as belas composições musicais"foi respondido.
Durante um ano fiz 300 músicas. Nem de longe do jeito que imaginaria fazê-las. Mas graças a ajuda de bons amigos concluí esta trajetória, em que muita coisa aprendi.

A resposta é muito simples.
Uma boa música, como assim deve ser com qualquer obra artística, nasce do tesão empenhado durante seu processo de criação. Veja bem, essa é a forma como ela nasce. Agora a fórmula para transforma-la em algo de qualidade é igual a muito trabalho empenhado.

Fazer músicas como se faz hambúrgueres no Mac Donalds, não leva a lugar nenhum, não traz nada de bom, apenas cansaço.

Fazer música com o espirito cheio de vontade de criar, traz belas composições e essas após passarem por um criterioso trabalho de aprimoramento, como arranjo e edição resultam em músicas que soam gostosas de ouvir.

Ou seja aquela puta música tesuda que você ouviu ontem, foi feita por um cara que estava muito afim de fazê-la.

----------------------
Feedback Geral:

- Pontos Baixos

.Devida a alta demanda de trabalhos de outra natureza, não pude me dedicar quanto gostaria ao projeto.
.Após ter meu equipamento de gravação roubado, passei a não me preocupar com mixagens, pois não havia mais a facilidade de mixar as músicas em lugares que não fosse no estúdio da Usina.
. A quantidade de participações nas músicas foi muito baixa, devida a falta de tempo e falta de uma agenda em que eu pudesse organizar as coisas, evitei muitas vezes convidar amigos músicos para gravar comigo.
.No final das contas o prazo estava chegando ao fim e em uma tacada absurdo acabei compondo dezenas de músicas de uma só vez, sem tempo para peneira de qualidade.

- Pontos Altos

.Músicos e queridos amigos como Thiago Castellano, Felipie Nisi (Whysky) e Rodrigo Sant'Anna, tiveram uma grande participação no projeto.
.Obrigado (no bom sentido) a compor um numero exacerbado de músicas acabei tendo uma rotina de estudo de guitarra fantástica, ficando especialmente no final do projeto mais de dez horas por dia tocando guitarra. Dessa forma, como instrumentista a minha melhora foi nítida.
.O apoio de muitas pessoas, como Natalia Bugarin, Isadora Andrade, Wladimir Alexandre, Alexandre de Orio, Edidon Roberto, Renato Machado, Luis Otávio, Nerval Filho  entre outros.

-------------------
E agora?

Agora a idéia é selecionar em torno de 15 músicas e grava-las como deve ser feito, com tempo e dedicação.... Mas isso só pra 2013 hein!

Esse Blog continuará ativo, com semanalmente dicas sobre equipamentos, gravação e música!!

Ano que vem entrará no ar o site do 301 Músicas, que inclusive já esta pronto, e o projeto é audacioso: Trazer pessoas para o mundo da música, com oficinas sobre composição e gravação bem como a divulgação dos trabalhos realizados. = ) Ueba!! Vamos formar uma equipe e gravar músicas em comunidades carentes de arte?? (se vc estiver afim me mande um e-mail: nicolau@usinamusica.com.br)

----------------
Sobre a música 300

De cara na segunda música para este projeto convidei a pessoa que não só ascendeu a paixão em mim pelo áudio, como reacendeu  várias vezes, em conversas empolgantes, sobre técnicas, equipamentos etc.
O nome do cara é Nerval Filho. Eu pedi para que ele gravasse uma bateria e rapidamente ele me mandou... dai passou o ano inteiro e eu não postei a música que ele fez, e então escolhi posta-la como a última música, por todo simbolismo que ela tem pra mim.

Nela também não poderia deixar de ter a participação do mega ultra-hiper amigo Thiago Castellano, que gravou umas guitarras boas demais da conta.
Era pra ter a participação do Whysky um ultra-blaster-mega-ultrasônico amigo que trabalhou muito comigo e me apoio muito durante o projeto (apesar de me criticar pra kct tb, com razão)... mas o mané não pode vir gravar. Mas enfim músicas com participações do Whysky estão espalhadas a baldadas durante o blog.

-------------

Finalizando,
Galera obrigado do coração pelo apoio e por acompanhar este blog.
A lição que eu tirei é clara e espero que sirva pra você, fazer música tem que ser com TESÃO!!

É isso aí!

Amanhã (se o mundo não acabar ainda tem a música 301).

Beijos e abraços;

André Nicolau





Nenhum comentário:

Postar um comentário